domingo, 21 de setembro de 2008

Comunidades virtuais

Comunidade virtual

A cada dia que se passa as novas tecnologias vem ganhando mais espaço nas nossas vidas. Hoje com o avanço dessas, em especial das Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC é possível que grupos de pessoas que tenha interesses em comum e que estão a quilômetros de distancia possa juntar – se e comunicar – se de forma interativa por meio das comunidades virtuais, as quais estão conectadas em rede e vem crescendo muito ultimamente.
As comunidades virtuais dão condições para que os seus membros possam trocar informações e experiências mantendo - se informados sobre um determinado tema de interesse deles e discutirem assim esse tema, como acontece nos fóruns. Algumas comunidades tomaram grandes dimensões e hoje algumas delas até eventos vêm promovendo, como seminário, conferencia e em alguns momentos os seus membros se encontram. No entanto o poder das comunidades virtuais nem sempre vem sendo reconhecido e sim ignorado pela maioria das pessoas, e isto podemos observar em situações do nosso cotidiano, a maioria busca comunidades para entretenimento e não para discutirem e/ou defenderem seus interesses.
Podemos perceber que o mundo pode evoluir, mais e as pessoas será se realmente querem mudar? Segundo Moran:
"É maravilhoso crescer, evoluir, comunicar-se plenamente com tantas tecnologias de apoio. É frustrante, por outro lado constatar que muitos só utilizam essas tecnologias nas suas dimensões mais superficiais, alienantes ou autoritárias. O reencantamento em grande parte vai depender de nós" (Moran, 1995, p.25).
Sabemos que a realidade virtual tem seus encantamentos mas, não podemos nos deixar levar e sim fazer proveito dela, visto que, o virtual é a realidade atual.
Referência
MORAN,J. M. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Revista Tecnologia Educacional, v. 23 n. 126, set./out. 1995.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Olá pessoal!!!

Que bom vocês por aqui...
Espero que apareça mais vezes,apreciem,
se informe se for o caso, e fiquem a vontade pra comentarem.

Bjos e até a próxima postagem.
Clébia Lúcia