sábado, 5 de junho de 2010

Software livre no ensino da matemática

Existem muitos softwares que podem ser inseridos no contexto de ensino e aprendizagem, o software educacional, por exemplo é um destes, pois, são desenvolvidos com a finalidade de levar o aluno a construir conhecimento referente a um conteúdo didático relacionado com o seu currículo escolar.

E participando da Oficina – Software livre no ensino da matemática, permitiu-nos conhecer alguns jogos educacionais que além de possibilitar o entretenimento pode também influenciar os aspectos socioafetivo e cognitivo.

Acompanhe abaixo alguns momentos que tivemos com nossos alunos no desenvolvimento de alguns desses jogos como: Tux Math e Torre de Hanói...

O aluno Renato do 8º ano orientava realizando uma pequena demonstração do percurso para se chegar ao jogo e passando as instruções do jogo...



Os alunos Kauan e Jardel do 6ºano jogam Torre de Hanói...



O aluno Lucas e a aluna Talita ambos também do 6º ano, realizavam algumas observações preenchendo uma ficha que foi disponibilizada com o nome dos jogos e com alguns pontos a serem considerados como: Tux Math – pontuação final, Torre de Hanói – quantidade de movimentos e Dinheiro – quantidade de cédulas por jogada e também havia algumas perguntas como: o que você faria diferente se estivesse no lugar do jogador? Existem outras possibilidades de jogo? Quais? O que você achou do desempenho dos seus colegas? Ruim, bom, ótimo. Por quê?


A aluna Ionara e o aluno Marcelo jogam o Tux Math enquanto o aluno Marcos e a aluna Raiana observam e realizam os registos...



Quando a dupla que estava jogando terminou inverteram os papeis, quem estava observando foi jogar e quem estava jogando foi observar. Os alunos que estavam auxiliando deram conta muito bem e os que estavam jogando na sua maioria se envolveram sem dificuldades, apenas uns dois que demonstraram no inicio certa insegurança em manusear o mouse, porém à medida que foram jogando essa barreira foi quebrada, aparentimente gostaram e até se divertiram.

A aprendizagem pode ser prazerosa...

Obs: A atividade foi desenvolvida em parceria com o colega Gervásio no Colégio Municipal de Angical, com alunos do 6º ano e 8º ano

Nenhum comentário: