domingo, 21 de setembro de 2008

Comunidades virtuais

Comunidade virtual

A cada dia que se passa as novas tecnologias vem ganhando mais espaço nas nossas vidas. Hoje com o avanço dessas, em especial das Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC é possível que grupos de pessoas que tenha interesses em comum e que estão a quilômetros de distancia possa juntar – se e comunicar – se de forma interativa por meio das comunidades virtuais, as quais estão conectadas em rede e vem crescendo muito ultimamente.
As comunidades virtuais dão condições para que os seus membros possam trocar informações e experiências mantendo - se informados sobre um determinado tema de interesse deles e discutirem assim esse tema, como acontece nos fóruns. Algumas comunidades tomaram grandes dimensões e hoje algumas delas até eventos vêm promovendo, como seminário, conferencia e em alguns momentos os seus membros se encontram. No entanto o poder das comunidades virtuais nem sempre vem sendo reconhecido e sim ignorado pela maioria das pessoas, e isto podemos observar em situações do nosso cotidiano, a maioria busca comunidades para entretenimento e não para discutirem e/ou defenderem seus interesses.
Podemos perceber que o mundo pode evoluir, mais e as pessoas será se realmente querem mudar? Segundo Moran:
"É maravilhoso crescer, evoluir, comunicar-se plenamente com tantas tecnologias de apoio. É frustrante, por outro lado constatar que muitos só utilizam essas tecnologias nas suas dimensões mais superficiais, alienantes ou autoritárias. O reencantamento em grande parte vai depender de nós" (Moran, 1995, p.25).
Sabemos que a realidade virtual tem seus encantamentos mas, não podemos nos deixar levar e sim fazer proveito dela, visto que, o virtual é a realidade atual.
Referência
MORAN,J. M. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Revista Tecnologia Educacional, v. 23 n. 126, set./out. 1995.

9 comentários:

JuLuar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Neia disse...

Sua postagem diz da necessidade de fortalecer estes grupos, acredito que através da interação é possivel participar e atuar em uma comunidade, refletindo e criando novas possibilidades de comunicação. São várias as oportunidades que este meio nos oferece para este fim, basta o envolvimento e a criatividade permanente,

eliana tomaz disse...

Concordo ,realmente com as transformações ocorridas neste século principalmente no sistema de telecomunicações com a informática,é que percebemos realmente as significativa mudanças em relação a tecnologia e sociedade.Nas comunidades virtuais ,as pessoas procuram interegir com outras realidades,para se comunicar,,relacionar e produzir novos saberes.

Rita Cácia Fernandes disse...

Clébia, quando você chama atenção para o desinteresse da maioria, em relação a explorar a potencialidade do espaço virtual e faz uso das palavras de Moram para confirmar essa artificialidade, reaviva a pergunta que não se cala dentro de mim: O que nós educadores vamos fazer?
Vale resaltar que, a meninada tem conhecimento sobre o mundo virtual. Falta-lhe a interação no mundo virtual. E como todo conhecimento é virtual, subjetivo e modificável, é neste campo que temos de atuar como orientador educacional.

Jucelia Ferreira disse...

Sua fala é bastante pertinente e que o nos falta é a ousadia,
só interagindo é que vamos conseguir fortaceler o nosso trabalho.
Um abraço Jucélia

jal disse...

Sim sabemos que o virtual é a realidade. Más será que essa realidade já é para todos e todas?
Sei que nem por isso,nós que temos a oportunidade de estarmos aprendendo devemos nos acomodar.Principalmente por sermos educadores.E por sermos educadores é que temos o dever de lutar por políticas educacionais que venham atender nossas demandas tecnológicas nas escolas municipais.O município de Irecê tem avançado bastante neste contexto, más não o suficiente
Bjus

Marisete disse...

Adorei seu jeito de se expressar, conseguiu realmente deixar claro seu ponto de vista. É isso mesmo concordo com você as redes servem para realizarmos trocas de conhecimentos, contruirmos amizades e muito mais.

DERISVAL S.S ROCHA IRECÊ BAHIA BRASIL. disse...

clébia concordo com as transformações,com o poder da interatividade, mas Por ser um fenômeno social ainda bastante recente, as comunidades virtuais apresentam mais desafios do que respostas. Não se podem, porém supor que as comunidades virtuais sejam agregações redentoras, que venham trazer soluções para os problemas do mundo contemporâneo. Como qualquer outra comunidade, as virtuais apresentam qualidades e problemas

Sule disse...

Querida Clébia! Voltamos a visitar os blogs para acompanhar as produções para Atividade Oficina de computação!

Estas de Parabéns na tua reflexão! Bem articulada, com sequências de ideias,evidenciando as leituras. Apenas senti falta de aprofundar mais, trazendo os pontos comuns dos textos! Mas acredito que essa prática você vai evidenciar nas próximas postagens!

Lembre-se que indicamos quatro textos para leitura e solicitamos que vocês articulassem os pontos comuns desses textos na reflexão! Isso é fundamental na tua formação, poder estabelecer conexão entre os autores e teu entendimento!

No mais, parabenizo novamente! Estamos no primeiro ciclo, temos muito a trocar, aprender e produzir!!
Bjinhos
Sucesso
Sule