sábado, 28 de novembro de 2009

Oficina de áudio

Programa de rádio


Com o roteiro em mãos, chegou o dia da gravação e edição do nosso programa de rádio: Do mundo da leitura, para a leitura do mundo. Optamos por fazer um programa educativo e para isto contamos com a participação e produções dos nossos próprios alunos.


Os apresentadores Thailane e Felipe Oliveira, alunos do 8º ano, conduziam o programa fazendo-nos viajar pelo mundo da leitura...

A pequena Larissa, aluna do 6º ano, nos convida a leitura com sua propaganda:

O livro uma vontade louca da escritora Ana Maria Machado é muito bom, fala de um garoto chamado Jorge, que tinha vontade de que existissem novamente aqueles bichos que já existiram há muitos anos atrás, dinossauros e capricórnios. Achei muito interessante e gostaria que vocês compartilhassem comigo essa leitura. Gostei também da autora, que disse que para ela as palavras podem até mudar o mundo. Leiam e descubram várias coisas interessantes.


O repórter Jéferson Guedes, aluno do 8º ano, entrevistou o aluno Rayan do 9ºano, sobre o tema do 3º Concurso Literário da Rede Municipal de irecê o qual nos encantou com suas respostas.


E para fechar o programa este não podia faltar, Matheus Rodrigues, do 7º ano, com a leitura de sua nova versão dos três porquinhos ecológicos e o espírito da natureza, com a qual nos levou a viajar no mundo da imaginação.

Era um bosque, havia três porquinhos que eram irmãos, só que dois só pensavam em poluir a natureza. Um dia resolveram fazer cada um sua casa.
O menor era poluidor e fez sua casa de palha com móveis de madeira da floresta, veio o espírito da natureza e como ele tinha poder de acabar com a poluição, soprou e derrubou a casa imediatamente, ele correu rapidamente para casa do irmão. O segundo porquinho fez sua casa de madeira ilegal, então, veio novamente o espírito da natureza e deixou a casa pelos ares e eles dois foram correndo para a casa do irmão mais velho.
O terceiro porquinho fez sua casa de madeira e tijolo legal e regularizado. Veio o espírito da natureza, mas não pode chegar perto, pois havia muita harmonia da casa e o ambiente não era poluído. Ai ele teve a idéia de passar pela chaminé, pois nada a impedia no alto da casa, só que na chaminé estava um caldeirão de água quente, ele saiu dando terríveis gritos. Então, os dois irmãos aprenderam à lição. Meio ambiente é vida, não se deve acabar com a natureza.

Também tivemos a colaboração do aluno do 7º ano, Felipe Alecrim, que encerou o programa com os créditos:



Este programa é uma produção independente das professoras Clébia Lúcia, Francinete Brasil e Rita Cácia, cursistas de pedagogia da Universidade Federal da Bahia, que estão participando da Oficina de Áudio com os professores: Rita de Cássia, Ariston e Bonilla. Com colaboração dos alunos da Escola Municipal De Angical: Felipe Alecrim, Felipe Oliveira, Jeferson Guedes, Thailane Cardoso, Larissa Gama, Rayan Fernandes e Matheus Rodrigues. Auxilio de Paulinho e apoio do Ponto de Cultura Cibeparque Anísio Texeira. Tudo aqui é produzido com Software Livre e licenciado em Creative Commons.

E está disponível no moodle para que possam ouvir e viajar com a gente.

APROVEITE!!!

6 comentários:

Joana disse...

Clébia, legal o trabalho de vocês, observo nas imagens o entusiasmo do grupo de alunos.Parabéns!

Rita Cácia Fernandes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rita Cácia Fernandes disse...

Clébia esse foi um trabalho significativo, nunca vi a meninada tão animada... valeu esse ponta pé inicial.
bjs

Mari disse...

Parabéns Clébia!
Pelo visto, os alunos deram um show na produção do programa e melhor ainda, eles se tornaram produtores de conhecimentos e com certeza irão querer produzir cada vez mais.
Desta forma o papel educativo dos meios de comunicação,fará sentido tanto para vocês que estavam nesta oficina de áudio, quanto para os alunos envolvidos.

Gicélia disse...

Lindo o trabalho de vocês Clébia!!!
Percebe-se o entusiasmo dos alunos ao participarem dessa atividade o alunos está tendo a oportunidade de ter o contato com as NTICs e com suas potencialidades.

maurina disse...

PARABÉNS CLÉBIA VOCÊ E OS ALUNOS DERAM UM SHOW DE ENCATOS E ISSO É BOM POIS ALÉM DE SER MUITO ENRIQUECEDOR DEIXAM NOSSAS AULAS MAIS ATRATIVAS E OS ALUNOS MAIS INTERESSADOS PELA QUESTÕES RELACIONADA AO ÁUDIO MUITO BEM COLEGA.MAURINA