sábado, 5 de junho de 2010

EDUCAÇÃO NA CIBERCULTURA


O homem com sua inteligência desenvolve tecnologias que transformam o comportamento humano, criando uma nova cultura e um novo modelo de sociedade.


As tecnologias intelectuais: sociedades orais, sociedades escritas e sociedades informatizadas, cada qual na sua época desenvolveu e estimulou diferentes formas de pensar e a última sendo caracterizada pelo uso dos instrumentos informáticos, a atual, vem nos possibilitando uma nova forma de aprendizagem, a aprendizagem colaborativa, uma nova cultura, a cibercultura. A qual Ramal define como:


Cibercultura é o conjunto de técnicas, tanto materiais como intelectuais e simbólicas, de práticas, de atitudes, de modos de pensar e de valores que se desenvolvem dentro de uma estrutura virtual a partir de uma comunicação interativa. (RAMAL, 2002, p.68)

A cibercultura é caracterizada como um espaço mais flexível para interações no espaço eletrônico e nós não podemos deixar de utilizar essa forma de comunicação visto que ela possibilita a ampliação e melhoramento dos conhecimentos do sujeito.

Podemos observar que com as novas tecnologias criaram-se novos objetos culturais como: sítios, listas e fóruns de discussões, páginas pessoais, sítios de procura, correio eletrônico, bibliotecas virtuais, etc. A evolução tecnológica potencializou a troca de informação entre máquina e usuário, não só modificou a forma como obtemos a informação, mas também como lidamos como as pessoas.

Não podemos negar que as nossas vidas são influenciadas por essa evolução e que a verdadeira interação entre cibercultura e a educação só vai acontecer se utilizarmos os recursos tecnológicos na formação dos nossos alunos.




Referência:
RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

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